Cuidados com os dentinhos dos bebês

25 de agosto 0 comentario(s)

Saúde é coisa séria e a da boca também merece atenção. Os cuidados devem começar bem cedo, mesmo antes dos dentes nascerem. Desta forma você consegue prevenir futuras cáries e também inflamações, que podem aparecer junto com o primeiro dente. Mas, como fazer a higiene bucal da criança? Confira as dicas que preparamos:

- Mantenha a gengiva do seu bebê limpa. Mesmo antes de nascer o primeiro dentinho é importante fazer a higiene bucal. Você pode fazer a limpeza com uma gaze ou uma fraldinha de pano molhada em água filtrada, sem pasta de dente alguma. Desta forma, você vai habituando seu filho a este ritual, o que ajuda ele a não recusar a escovação no futuro. Faça isso pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir. 

- Quando surgir os primeiros dentinhos, inicie a escovação. Mas, lembre-se: o bebê costuma ficar irritado neste período e a região tende a ficar bem sensível, então seja cauteloso na hora de limpar. Escolha uma escova de cabeça pequena e bem macia. A pasta deve ser apropriada para bebês e você deve apenas sujar as cerdas. Como a criança ainda não sabe cuspir, não tem problema que ela engula a espuma e, por isso, deve-se utilizar pouca pasta de dente. 

- Escove os dentes do bebê duas vezes por dia. De preferência de manhã, ao acordar e antes de dormir. Não esqueça de utilizar pasta e escova de dente apropriadas para a idade do bebê. 

- Faça movimentos de escovação suaves. Limpe bem tanto as paredes internas como as externas dos dentinhos e não esqueça da língua. Como a quantidade de pasta é bem pequena, não há necessidade de enxágue mas, assim que a criança conseguir cuspir, crie este hábito.

Com os primeiros dentes, só a escovação basta. O fio dental passa a ser necessário, segundo os dentistas, só quando a arcada estiver praticamente completa. Além destes cuidados, é importante também prestar atenção no que seu filho come. Evitar alimentos com muito açúcar é essencial para evitar cáries e outros problemas bucais.