Dicas para se recuperar (bem) no pós parto

17 de agosto 0 comentario(s)

O período de gestação é o início de uma nova fase. Tudo muda: corpo, organismo, rotina. Alguns cuidados extras começam a fazer parte do seu dia a dia e, muitas vezes, aquilo que te fazia bem já não faz mais. Depois do nascimento do bebê um novo ciclo surge. Agora não é mais só você. Tem um ser pequenino que precisa do seu amor, carinho, atenção e proteção. Além de tudo isso, seu corpo está passando por outra transformação: ele não é mais abrigo do seu bebê. 

É nesta etapa que muitas mães mais sofrem. A oscilação de hormônios, o cansaço da nova rotina e a adaptação para esta nova fase acabam, muitas vezes, esgotando as energias. Mas é aí que você não pode se deixar abater. Se você está passando por isso, não se desespere. Acontece com praticamente toda mãe. E você pode sim fazer com que este período seja menos doloroso. Com alguns cuidados simples, você pode transformar essa nova fase. Separamos algumas dicas: 

Aproveite para descansar enquanto seu bebê dorme
Essa dica é valiosa e você só perceberá isso quando seu filho nascer. Vale tirar uma soneca junto com ele, ler um livro, tomar um banho relaxante ou fazer qualquer outra atividade que te deixe descansada. Depois de cuidar de si, você terá energia para resolver as outras pendências do dia a dia. 

Peça ajuda se for preciso
Não tenha medo de pedir auxílio, se necessário. É uma nova fase da sua vida e leva tempo até acostumar. Para não se sentir sobrecarregada, é necessário ajuda de alguém. Vale marido, avó, amigos mais chegados, não importa. Peça para eles te ajudarem com pequenas tarefas como trocar a fralda, colocar para dormir, ajudar com afazeres da casa, entre outras coisas. Você não vai dar conta de fazer tudo sozinha e é absolutamente normal, tá?

Hidrate-se e alimente-se bem
Assim como manter seu filho bem nutrido, é importante que você também cuide de si mesma. E ter uma alimentação saudável e ingerir bastante líquido vai te ajudar em vários aspectos como na produção de leite materno, na perda de peso, a se sentir mais disposta, mais bem humorada, entre outros. 

Tire um tempo para você
Nas primeiras semanas pode ser que você só consiga alguns minutos, mas use para tomar um banho ou relaxar no sofá. Aos poucos este tempo vai se tornando maior e você deve tirar para fazer coisas que gosta. Conte com a ajuda, novamente, dos familiares e pessoas próximas para isso. Depois de alguns meses você vai ver que é possível ir ao mercado, ao shopping e até mesmo almoçar com alguma amiga tranquilamente - e o quanto isso vai te fazer bem. 

Retome as suas atividades - mas tenha paciência
Não é da noite para o dia que a rotina muda. E depois que o bebê nasce é a mesma coisa. Aos poucos comece a pensar em voltar a fazer as coisas que você estava habitada, mas tenha paciência para que tudo se encaixe novamente. Não se cobre tanto - um passo de cada vez é importante. Com o passar do tempo a rotina vai voltando ao normal e o processo será tão gradual que você mal vai sentir. 

E, principalmente, não tenha vergonha de assumir que está cansada. É um período exaustivo e não é fácil cuidar de um bebê tão pequeno. Então, tente relaxar. Você não precisa ter o controle de tudo (a casa vai ficar bagunçada, mas tudo bem tá?). Com o passar do tempo e ajuda do marido e familiares, tudo vai se ajeitando e uma nova rotina - cheia de amor - irá reinar.