Hora do dormir: entenda a importância das horas de sono para o desenvolvimento da criança

08 de agosto 0 comentario(s)


Toda mãe sabe (e vê!) que uma criança cansada costuma ficar irritada. Mas o que muitas mães não sabem é que a qualidade do sono não está só ligada ao humor dela, mas também ao aprendizado. É durante o sono que seu filho transforma todas as experiências vividas em conhecimento de verdade. 

Segundo a Fundação Nacional do Sono, dormir é tão importante quanto a alimentação e higiene do bebê, pois além de ajudar no desenvolvimento intelectual, é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios do crescimento. 

Se a criança dorme mal, ela não só deixa de fixar tudo o que presenciou, como também pode ter os mecanismos de aprendizagem prejudicados. E existe um tempo de sono recomendado para cada faixa etária que, quando levado a sério, ajuda a melhorar a atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional da criança. 

Qual é o tempo ideal para cada idade?

Segundo estudo realizado pela Fundação Nacional do Sonho, nos Estados Unidos, recém-nascidos precisam dormir de 14 a 17 horas por dia. Entre bebês de quatro a onze meses, a necessidade é de 12 a 15 horas. Crianças de um a cinco anos devem descansar de 10 a 14 horas e dos seis aos treze, a recomendação é para 9 a 11 horas de sono. Já os adolescentes de catorze a dezessete anos precisam dormir de 8 a 9 horas por noite para manter a saúde em dia. Para os adultos de 18 a 64 anos, a indicação é de 7 a 9 horas. Acima desta idade, a quantidade diminui para 7 a 8 horas. 

Rotina na hora de dormir

Toda criança precisa de horários e isso é importante não só para o seu desenvolvimento, quanto para ela entender seus limites. Na hora de dormir não é diferente. Crie o hábito de colocar seu filho na cama sempre no mesmo horário. Um ambiente organizado, tranquilo, com meia luz, por exemplo, é essencial para ir desacelerando o ritmo. Você pode optar por colocar uma música calma ou até mesmo ler para ele. Assim, não irá demorar muito para seu pequeno pegar no sono e ter uma noite super agradável.