5 dicas para o seu filho se alimentar melhor

Que a alimentação é muito importante para os pequeninos nós sabemos, mas o que fazer quando eles se recusam a comer o que os pais oferecem e só querem comer o que eles gostam?

É normal às crianças chegarem a uma fase na qual não gostam de comer nada, e se recusam a comer a não ser que seja o que elas gostam, e isso é super normal. Mas os papais acabam ficando preocupados, já que isso pode acabar implicando com a saúde deles. E como fazer os pequeninos comerem mesmo quando eles não querem? Separamos algumas dicas que possa ajudar a incentivar eles a comerem melhor.

1-Seja o exemplo      

Podemos iniciar esse cuidado revendo as escolhas alimentares de cada membro da casa, para que todos possam ser um bom exemplo.

2- Estimule a autonomia do seu filho

O papel dos responsáveis é promover o alimento ideal para a idade, favorecer um cardápio variado, um ambiente tranquilo e com a possibilidade de a criança decidir dentro do que foi oferecido o que será consumido, tanto em qualidade como em quantidade.

3- Reduza a exposição aos ultra processados

Quanto o maior consumo desses alimentos maior será o vício do paladar para o consumo de alimentos ultra processados e cada vez menos alimentos in natura

4- Não force a barra

Exigir que a criança coma determinados alimentos pode causar consequências negativas para o resto da vida. Diante da recusa, uma boa estratégia é seguir expondo o alimento repetidamente. Isso significa apresentá-lo de oito a 15 vezes, em diferentes dias, situações e preparações, criando oportunidades para experimentá-lo.

5- Estimule a brincadeira com os alimentos

Dentro das possibilidades da família, vale criar atividades lúdicas com alimentos, especialmente os rejeitados pela criança, sem a pressão para que ela coma. Vale criar espetinhos com frutas, ensinar a descascar ou amassar ingredientes, e até alimentar brinquedos com comida de verdade.

Fonte:

Seu filho come mal? Veja dicas para ajudá-lo a se alimentar melhor

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, bebês, introdução alimentar, alimentação, alimentação saudável, saúde da criança

Compartilhe: