6 benefícios da dança para o desenvolvimento infantil

Quem é que não gosta de ver seu pequenino fazendo dancinhas fofas? Além de ser uma gracinha a dança para crianças pode ser mais que uma simples diversão, ela é capaz de trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento na infância, além de auxiliar na saúde.

Sabemos muito bem que na infância o que não falta é energia e a dançar ajuda a gastar essa energia, libera substâncias que dão prazer e bem-estar e trabalha várias habilidades corporais, emocionais e sociais. Quando essa energia não é trabalhada, percebemos alterações no humor dos pequenos, como irritabilidade e prejuízos no desenvolvimento cognitivo  e é aí que entra a importância e os benefícios da dança para crianças.

Estimula o desenvolvimento cerebral

A dança para crianças libera centenas de estímulos e impulsos nervosos diretamente para a região do cérebro, é uma atividade que contribui diretamente para o sistema nervoso central e permite que corpo e mente entre em sintonia, produzindo mais serotonina, o famoso neurotransmissor do prazer e da felicidade e controlando o nível de cortisol, também conhecido como hormônio do estresse.

Treina a coordenação motora

Se não bastasse corpo e mente trabalhando em harmonia, a dança para crianças também é responsável por treinar a coordenação motora, uma habilidade que nos permite usar músculos e membros com mais eficiência no cumprimento de tarefas.

Fortalece os músculos do corpo

E por falar em músculos, é importante lembrar que são eles que nos permitem movimentar braços e pernas, manter o nosso organismo aquecido e ainda dão sustentação e postura à nossa coluna. Portanto, com tantas tarefas no dia a dia é primordial que eles estejam sempre bem fortalecidos, a dança para crianças também auxilia na tonificação e revigoração muscular.

Vence a timidez e insegurança

Já no campo das emoções, a dança infantil combate a timidez, a insegurança e a baixa autoestima, características que podem ser extremamente prejudiciais para a vida em sociedade e para os relacionamentos interpessoais do ser humano. As crianças que dançam tendem a ser mais desinibidas, autoconfiantes e com uma boa autonomia para lidar com os desafios diários.

Melhora a capacidade de socializar

Outro benefício da dança para crianças é trabalhar a comunicação por meio da linguagem corporal. Sentindo-se mais seguro para se expressar em público, o seu pequeno também consegue socializar melhor com as pessoas a sua volta, seja no ambiente familiar, na escola ou em outros grupos sociais, aumentando os vínculos de amizade.

Estreita o laço artístico

A dança para crianças é possível apresentar diferentes culturas, instigar a criatividade e agregar para a construção da personalidade. Essa é também uma das atividades artísticas mais fáceis de praticar com a garotada e ainda uma das mais divertidas para vivenciar em família.

Fonte: 

http://6 benefícios da dança para crianças (redballoon.com.br)

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, desenvolvimento infantil, família, dança, educação infatil, benefícios da dança

Compartilhe: