7 itens para promover a saúde do seu filho(a)!

No dia 07 de Abril celebramos o Dia Mundial da Saúde, e, aproveitando este tema importantíssimo, devemos lembrar a saúde de nossas crianças. Manter-se saudável engloba uma série de itens que vão desde a prevenção a doenças, até os cuidados com a saúde física e psicológica.

Veja só 7 questões indispensáveis que auxiliarão em diversas áreas da saúde das crianças:

Exames neonatais

Os Testes de Triagem Neonatal elencados no sistema são de cunho obrigatório e de extrema importância. A partir deles é possível realizar o diagnóstico precoce de doenças e tratamento adequado, proporcionando melhor qualidade de vida as crianças, evitando, desta forma, deficiências e morte prematura.

Seguir o calendário vacinal

Seguir o calendário de vacinação garante bons resultados que podem melhorar quando a criança recebe as doses de reforço.

A vacinação também contribui para a proteção de outras crianças que não foram vacinadas por ainda não apresentarem idade suficiente. Essa é uma maneira de evitar que doenças se espalhem com facilidade.

Garantir uma alimentação saudável

A saúde da criança está diretamente relacionada à alimentação ofertada. Para o crescimento e desenvolvimento infantil adequado, é importante que a criança receba o aleitamento exclusivo até os 6 meses.

Após este período, a amamentação deve ser associada a introdução de alimentos de forma gradual. Desde a primeira fase, a alimentação deve ser nutritiva e balanceada.

Incentivar atividades físicas

Os exercícios ajudam a evitar o sedentarismo, melhoram a imunidade e contribuem para combater a obesidade e sobrepeso infantil. Portanto, este é um hábito que deve ser estimulado desde cedo.

Assegurar saúde bucal

A higienização bucal deve ser incentivada desde o nascimento dos primeiros dentes, permitindo que a criança associe esse hábito em sua rotina. A saúde da criança também está relacionada aos cuidados da boca.

Promover uma educação respeitosa

A educação respeitosa se resume em três conceitos: conexão, comunicação e cooperação.

Isto não significa que os adultos deixam as crianças escolherem tudo sozinhas. Afinal há tarefas a serem cumpridas, limites a serem seguidos e combinados a serem respeitados.

Educar respeitosamente significa respeitar a criança e tratá-la com a mesma importância e consideração eu gostaria de ser tratado/a. Uma criança que cresce sendo respeitada enquanto indivíduo tem maior autoestima, aprende a lidar com frustrações e se torna um adulto psicologicamente mais saudável!

Manter o acompanhamento médico e exames de rotina

Para que a criança tenha o desenvolvimento adequado, com um crescimento sadio, é fundamental que os responsáveis garantam o acompanhamento médico periódico, como forma de assegurar um desenvolvimento saudável.

______________________________________

Fontes: 

www.objetivonovaodessa.com.br

www.clinicaceu.com.br

www.saude.pr.gov.br

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, saúde da criança, atividade física, alimentação, vacinação, alimentação saudável, cuidados com a criança, vacinação infantil, dia da saúde, saúde, neonatal, teste do pézinho

Compartilhe: