A importância das vacinas para seu filho

A vacinação infantil é o principal meio para manter o organismo das crianças protegido contra vírus e bactérias e suas consequências, elas estimulam a produção de nossas defesas por meio de anticorpos, ensinando o nosso organismo a se defender de forma eficaz e segura. Nos bebês, as defesas imunológicas ainda não estão bem formadas. Desta forma, quanto mais cedo for iniciada a vacinação, mais cedo eles ficarão protegidos.

Por que seguir o calendário de vacinação?

Manter o calendário atualizado é a melhor maneira de evitar que o bebê esteja exposto a infecções. Isso significa que, quanto mais cedo se iniciar a vacinação, mais cedo à criança estará protegida de doenças frequentemente transmitidas em ambientes comuns, como escolas, creches e parques.

Por isso, a quantidade de doses que a criança recebe nos primeiros anos de vida é grande. É importante que os pais acompanhem o calendário de vacinas por meio da carteirinha de vacinação do bebê e levem consigo este documento sempre que uma nova dose for tomada, para que ele seja atualizado.

Quais doenças as vacinas previnem?

A vacinação infantil está disponível gratuitamente pelo SUS e é responsável pela proteção de inúmeras doenças – conheças algumas delas:

Meningite;
Hepatite A e B;
Coqueluche;
Tétano;
Tuberculose;
Poliomielite;
Rotavírus;
Sarampo;
Caxumba;
Rubéola;
Varicela;
Febre Amarela;
HPV;
Coronavírus.

Quais as diferenças das vacinas oferecidas na rede pública de saúde e na rede privada?

Rede pública: o calendário básico infantil do Sistema Único de Saúde (SUS) oferece 12 vacinas, que previnem mais de 20 doenças.
Rede privada: oferece as vacinas recomendadas pelas sociedades médicas, como a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), que não fazem parte do calendário de vacinas oferecidas pelo sistema público de saúde.

No caso das vacinas pneumocócicas, o calendário de vacinação nacional oferece às crianças uma vacina 10-valente, ou seja, que protege contra 10 tipos do pneumococo (bactéria causadora das doenças pneumocócicas, entre elas a meningite). A opção da rede particular protege contra 13 tipos desta bactéria.

O mesmo ocorre com as vacinas contra a doença meningocócica. Enquanto na rede pública é oferecida a vacina contra a doença meningocócica tipo C, a rede particular oferece uma vacina contra os sorogrupos A, C, W e Y e outra vacina contra o tipo B.

Fontes:

Importancia-da-vacinacao-infantil

Vacinação no bebê | Pfizer Brasil

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, saúde da criança, saúde do bebê, vacinação

Compartilhe: