Animais de estimação e o desenvolvimento infantil.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL     

Tem coisa mais fofa do que bichinhos e crianças juntos?

Os pets estimulam a afetividade, ajudam no desenvolvimento motor e emocional, comunicação interpessoal e expressão, além de contribuir para que a criança construa laços afetivos de amizades com mais facilidade!

Pais e mães que tiveram animais de estimação na infância sabem como esses companheiros são marcantes. Além de criar memórias inesquecíveis, o contato com os pets pode ser benéfico até mesmo para a saúde da criança!

Veja alguns benefícios do convívio com animais de estimação para as crianças:

  • Senso de responsabilidade

As crianças podem receber tarefas simples para auxiliarem os pais nos cuidados com as mascotes. Passear, trocar a água, escovar, brincar e respeitar os limites que os adultos impõem contribui para que a criança desenvolva autonomia e senso de responsabilidade.

  • Desenvolvimento motor

As brincadeiras com os animais de estimação estimulam naturalmente a realização de atividades como: exercícios aeróbicos, equilíbrio, coordenação motora, resistência, flexibilidade e força, que acontecem naturalmente durante os passeios ao ar livre, jogos e natação. Tudo isso, além de reduzir o estresse da rotina diária e proporcionando integração da família que se comunica e interage com o animal.

  •  Progresso relacional

Animais de estimação são perfeitos para ensinar seu filho a se relacionar com outras pessoas. Os sentimentos de companheirismo, solidariedade e generosidade também são desenvolvidos através das interações no dia-a-dia. Além disso, essa relação irá permitir uma compreensão maior do que é o respeito quando a criança entender que o animal possui suas próprias vontades, como a hora de brincar, de comer e de dormir.

  • Saúde

Crianças que convivem com animais de estimação tendem a desenvolver menos sensibilidade alérgica das aquelas que não possuem contato.  Esta interação também está relacionada à outros tipos de tratamento para saúde como: terapias assistidas para pessoas com deficiências sensoriais, paralisias, distúrbios comportamentais entre outros.

Importante!

Até os 4 anos de idade a criança não compreende ao certo as regras de convívio com o animalzinho, portanto é importante manter o monitoramento constante da criança com o animal por mais dócil que ele seja. À medida que for crescendo e adquirindo independência poderá passar mais tempo sozinho com seu amiguinho de 4 patas.

Fontes:
https://bebe.abril.com.br/saude/8-beneficios-do-convivio-com-animais-de-estimacao-para-as-criancas/

https://cremerinfantil.com.br/meu-bebe/o-papel-de-animais-de-estimacao-no-desenvolvimento-infantil/

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, bebês, família, animais, pets, animais e crianças, amizade, desenvolvimento emocional, crianças e animais, Progresso relacional, Desenvolvimento motor, animais de estimação para as crianças

Compartilhe: