Brincando que se aprende – A importância do brincar na infância

As brincadeiras exercem um papel fundamental para o desenvolvimento infantil desde os primeiros anos, e não precisam ser brinquedos e brincadeiras muito elaboradas e tecnológicas, só precisa deixar espaço para que ela explore o mundo a sua volta.

A brincadeira ainda é vista pela população como apenas uma forma de se divertir e que não esta associada ao desenvolvimento, mas pelo contrário, brincando a criança vai estimular o intelectual, emocional e também o social.

Seja por meio da imitação do comportamento dos adultos, das dinâmicas dos jogos ou de outros estímulos sensoriais, é por meio das brincadeiras que as crianças descobrem mais sobre mundo onde vivem e como agir dentro dele.

Devemos brincar com a criança desde o seu nascimento. Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor, favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ajudando a criança a entender as regras e os limites das relações.

Ainda é importante estimular a criança a brincar livremente através da imaginação, do “faz de conta”. Mesmo que você esteja em um lugar pequeno, sem brinquedos especiais. Reforce que atividades como pintar, desenhar, inventar histórias, correr e saltar são mais do que uma diversão, elas estimulam a mente e o corpo da criança.

Exemplos práticos de brincadeiras que divertem adultos e crianças também podem ajudar. Que tal mostrar atividades com balões ou bolinhas de sabão? Há muitas opções e as sugestões devem levar em conta diversos fatores, como os diferentes contextos e regiões. Lembre-se de destacar que não é necessário ter muito tempo ou dinheiro para as brincadeiras

Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento

6 a 18 meses

Objetivo: ajudar na retenção de informações; exercitar a memória; aumentar a atenção; ensinar como filtrar distrações.

Brincadeiras:
brincar de “escondeu/achou”;
empilhar blocos, derrubar e pedir para que o bebê faça o mesmo;
dar nome (em voz alta) aos brinquedos que mais chamam a atenção do bebê.

18 a 36 meses

Objetivo: desenvolver habilidades de linguagem; promover a reflexão de pensamentos e ações; ensinar a seguir regras mais complexas.

Brincadeiras:
pedir que a criança separe alguns objetos de acordo com cor, tamanho ou forma;
sugerir brincadeiras que imitam atividades rotineiras de adultos, como limpar a casa etc;

3 a 5 anos

Objetivo: ensinar aos menores regras e estruturas; aos maiores como ganhar mais independência.

Brincadeiras:
brincar de “estátua”;
ensinar a se equilibrar sobre uma linha demarcada no chão, trave ou meio-fio;
brincar com a imaginação, por exemplo, simular ser médico ou professor;

5 a 7 anos

Objetivo: ensinar sobre planejamento; autocontrole; flexibilidade; concentração; mediação de conflitos.

Brincadeiras:
dança da cadeira;
jogos de tabuleiro de estratégias;
jogos com regras e desafios crescentes;

7 a 12 anos

Objetivo: aumentar a complexidade das atividades; utilizar estímulos que envolvam regras, atenção seletiva e flexibilidade.

Brincadeiras:
pular corda;
jogos com baralho;
aprender um instrumento musical.

Fonte: 

Brincadeiras para estimular habilidades no desenvolvimento infantil - Instituto Reação 

Importância do brincar na primeira infância | Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal 

A Criança e a Aprendizagem - A importância do brincar 

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, desenvolvimento infantil, estimular criança, desenvolvimento, brincadeiras na infância

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