Brincando que se aprende – A importância do brincar na infância
As brincadeiras exercem um papel fundamental para o desenvolvimento infantil desde os primeiros anos, e não precisam ser brinquedos e brincadeiras muito elaboradas e tecnológicas, só precisa deixar espaço para que ela explore o mundo a sua volta.
A brincadeira ainda é vista pela população como apenas uma forma de se divertir e que não esta associada ao desenvolvimento, mas pelo contrário, brincando a criança vai estimular o intelectual, emocional e também o social.
Seja por meio da imitação do comportamento dos adultos, das dinâmicas dos jogos ou de outros estímulos sensoriais, é por meio das brincadeiras que as crianças descobrem mais sobre mundo onde vivem e como agir dentro dele.
Devemos brincar com a criança desde o seu nascimento. Além de ser divertido, o brincar proporciona diversas coisas boas: estimula o conhecimento do próprio corpo, a força, a elasticidade, o desempenho físico, o que promove um melhor desenvolvimento motor, favorece o raciocínio, estimula a criatividade e a imaginação; a brincadeira em grupo facilita o convívio social, ajudando a criança a entender as regras e os limites das relações.
Ainda é importante estimular a criança a brincar livremente através da imaginação, do “faz de conta”. Mesmo que você esteja em um lugar pequeno, sem brinquedos especiais. Reforce que atividades como pintar, desenhar, inventar histórias, correr e saltar são mais do que uma diversão, elas estimulam a mente e o corpo da criança.
Exemplos práticos de brincadeiras que divertem adultos e crianças também podem ajudar. Que tal mostrar atividades com balões ou bolinhas de sabão? Há muitas opções e as sugestões devem levar em conta diversos fatores, como os diferentes contextos e regiões. Lembre-se de destacar que não é necessário ter muito tempo ou dinheiro para as brincadeiras
Brincadeiras que ajudam no desenvolvimento
6 a 18 meses
Objetivo: ajudar na retenção de informações; exercitar a memória; aumentar a atenção; ensinar como filtrar distrações.
Brincadeiras:
brincar de “escondeu/achou”;
empilhar blocos, derrubar e pedir para que o bebê faça o mesmo;
dar nome (em voz alta) aos brinquedos que mais chamam a atenção do bebê.
18 a 36 meses
Objetivo: desenvolver habilidades de linguagem; promover a reflexão de pensamentos e ações; ensinar a seguir regras mais complexas.
Brincadeiras:
pedir que a criança separe alguns objetos de acordo com cor, tamanho ou forma;
sugerir brincadeiras que imitam atividades rotineiras de adultos, como limpar a casa etc;
3 a 5 anos
Objetivo: ensinar aos menores regras e estruturas; aos maiores como ganhar mais independência.
Brincadeiras:
brincar de “estátua”;
ensinar a se equilibrar sobre uma linha demarcada no chão, trave ou meio-fio;
brincar com a imaginação, por exemplo, simular ser médico ou professor;
5 a 7 anos
Objetivo: ensinar sobre planejamento; autocontrole; flexibilidade; concentração; mediação de conflitos.
Brincadeiras:
dança da cadeira;
jogos de tabuleiro de estratégias;
jogos com regras e desafios crescentes;
7 a 12 anos
Objetivo: aumentar a complexidade das atividades; utilizar estímulos que envolvam regras, atenção seletiva e flexibilidade.
Brincadeiras:
pular corda;
jogos com baralho;
aprender um instrumento musical.
Fonte:
Brincadeiras para estimular habilidades no desenvolvimento infantil - Instituto Reação
Importância do brincar na primeira infância | Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
A Criança e a Aprendizagem - A importância do brincar
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