Como auxiliar uma criança canhota em um mundo de destros?

O mundo todo é feito para destros e o processo de adaptação de uma criança canhota nesse mundo que para ela parece “invertido” pode ser um grande desafio.

Um exemplo do efeito desses desafios é mito de o canhoto ser mais inteligente. Na prática, isso é o resultado de conexões e sinapses que o cérebro de um canhoto tem que fazer para se adaptar a um mundo que não foi feito para facilitar em nada seus movimentos. Sendo um exercício diário de resolução de obstáculos, desenvolvendo na criança a criatividade, pensamento estratégico e raciocínio lógico.

Mas você, mãe ou pai, deve estar se perguntando:

Como auxiliar uma criança canhota em um mundo de destros?

Abaixo, confira algumas dicas de como auxiliar uma criança canhota a desenvolver tarefas do cotidiano que podem ser complicadas para ela:

 

Vestir-se sozinha

Abotoar a blusa, fechar o zíper e amarrar o cadarço do calçado: É bastante frustrante para a criança canhota ter que desempenhar essas simples tarefas na hora de se vestir.

Desempenhar essas tarefas pode causar irritação na criança já que tais atividades parecem não ter fundamento para a criança canhota. Outra questão é a baixa autoestima decorrente da dificuldade no momento de executar atividades que para crianças destras são simples e fáceis.

Mas se você pensou em simplesmente alterar o guarda-roupa do seu filho evitando roupas com botão ou zíper, saiba que isso não vai ajudar seu filho. Ele precisa de prática para que essas atividades sejam naturais, tendo consciência que faz diferente, mas que isso não é desvantagem. Por isso ajudá-lo a fechar o casaco e mostrar que você faz isso com pequena diferença, mas obtém o mesmo resultado, é a melhor forma de evitar que ele mesmo se compare depois.

Quanto ao calçado, é sim sempre útil ter um par de tênis com velcro ao invés de cadarço, para que ele use quando for dormir na casa do primo ou do amigo e mesmo para festinhas de aniversário. Isso vai evitar que ele tenha simultaneamente os dois tipos de pressão: o tempo e a comparação quando todos tirarem o calçado para brincar e depois tiverem que calçar sozinhos o tênis para ir embora. Lembre-se, porém, de que esse é um plano B – deve ser provisório em termos de tempo e evitado nas situações do dia a dia, para que ele possa o mais cedo possível dominar a arte de se vestir sozinho sem traumas ou medo.

A melhor maneira para ensinar uma criança canhota a se vestir e calçar é ficar de frente com ela. Dessa forma o efeito espelho ajuda na interpretação dos seus movimentos por parte do canhoto.

Brinquedo de dar corda

Uma criança canhota pode sentir-se bastante frustrada por não conseguir, ou conseguir com dificuldade, acertar o sentido em que deve girar o botão ou pequenas manivelas para dar corda em carrinho, bonecas ou qualquer brinquedo.  Isso porque o natural para o canhoto é rodar sempre no sentido anti-horário. Se você perceber que isso ocorre com seu filho, demonstre como usar o brinquedo sem colocar o foco no que ele faz quando se dá corda. Ofereça também outros brinquedos que tenham desempenho semelhante sem, no entanto, depender do mecanismo de corda.

 

Na escola: a escrita e o uso da tesoura

Na escola, o impasse em termos de adaptação para uma criança canhota é o uso da tesoura e a escrita. Pode ser muito frustrante para uma criança perceber que aquilo que é prazeroso e simples para os amiguinhos pode parecer um enorme desafio para ela.

Quanto ao uso da tesoura:

O primeiro desafio é que o canhoto não enxerga a linha que deveria servir de base para alinhamento do corte. Além disso, como as lâminas da tesoura ficam na posição inversa, a tendência é que o papel seja dobrado ou amassado, ao invés de cortado. Para que o corte flua, como na mão de um destro, a criança canhota tem que apertar o polegar contra o dedo indicador, em um movimento que não é natural para as mãos. Com isso pode causar calos e marcas mais profundas, caso o uso seja constante.

Não existe tesoura que atenda destros e canhotos. Embora algumas marcas de tesoura de uso escolar se apresentem como apropriadas para ambos, de fato estão se referindo somente ao suporte das mãos. As lâminas continuam a ser posicionadas de forma que favorece o corte por pessoas destras.

Já existe, porém, tesoura para canhotos. Embora de fato elas facilitem bastante o uso por parte de crianças canhotas, é importante que seu filho se adapte ao uso de tesouras comuns, feitas mesmo para o destro. Somente depois que souber cortar com essa tesoura, mesmo que o corte não seja perfeito, você pode considerar a compra de uma tesoura especial para ele. Isso porque o mundo todo, infelizmente, é feito para destros.

Sobre a escrita:

O movimento natural da escrita para o destro é deslizar o lápis no sentido de sua mão dominante: da esquerda para a direita. Já o canhoto, para conseguir o mesmo efeito – escrever da esquerda para a direita – tem que empurrar o lápis no sentido contrário ao da sua mão dominante.

O efeito desse movimento que também não é natural para o corpo, é a tendência de apertar demais a ponta do lápis ou caneta contra o papel, visto que o movimento “empurrar” por si só requer mais força do que o “puxar” exercido pelo destro. Além disso, a mão do canhoto tende a passar constantemente por cima do texto que acaba de ser escrito, gerando aparência de desleixo na escrita, inicialmente.

Na tentativa de se adaptar a esse desafio, a criança canhota acaba por encontrar alguma posição das mãos, braços, do lápis e do papel que evite o transtorno de sujar a mão (no caso de tinta) ou estragar o desenho ou texto com o constante contato com o que acaba de ser escrito.

Essa tentativa de adaptação é que gera as mais diversas e até, muitas vezes, engraçadas, posições e formas de escrever de um adulto canhoto. É um processo que para os pais e professores parece ser fruto da fase da infância, mas que acaba sendo assimilada e levada para toda a vida.

Isso pode causar dores nas costas ou na própria mão, visto que a maneira com que o canhoto segura o lápis entre os dedos acaba não sendo uma posição natural para suas mãos.

Melhor forma da adaptação de canhotos na escrita:

Agora que já existem estudos mais aprofundados sobre esse assunto, já há também uma recomendação de como evitar os problemas causados pela tentativa de adaptação dos canhotos na escrita. Para uma posição confortável e não agressiva ao corpo, a dica é:

  • Gire o papel – ou caderno – em torno de 45 graus no sentido relógio (isso significa mover para a direita a parte superior do caderno);
  • Segure o lápis ou caneta com a ponta de três dedos: dedo médio, indicador e polegar;
  • Mantenha o pulso e a mão abaixo da linha da escrita;

Caso a superfície que apoia o papel possa ser inclinada, isso ajuda bastante o canhoto.

Para crianças menores, começando a se aventurar na escrita e desenho, lápis de cor, giz de cera e canetinhas, maior será a facilidade para naturalmente aprender a segurar da forma mais adequada esses instrumentos se eles forem mais grossos.

No caso de crianças maiores, adolescentes e adultos, canetas e lápis de formato triangular ajudam muito, pois naturalmente requerem a posição correta dos dedos ao segurá-los.

Assim como no caso da tesoura, já existem canetas especialmente desenvolvidas para canhotos. E mais uma vez o ideal é que sejam consideradas somente depois que a criança dominar o uso do tipo de material que estará sempre disponível para ele, em qualquer situação ou ambiente, visto que devemos preparar nossos filhos para serem bem sucedidos no mundo que os aguarda.

E por fim, lembre também de usar todas as oportunidades que tiver a sós com a criança para ensiná-la como superar esses obstáculos.

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As informações desta matéria foram encontradas em:

https://www.soseducacao.com.br/post/dia-internacional-do-canhoto-dicas-para-ajudar-uma-crian%C3%A7a-canhota-na-alfabetiza%C3%A7%C3%A3o

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