Importância de conversar com o bebê ainda na barriga

Quem ai já conversou com o bebê ainda no útero e viu como ele se mexe e da até chutinhos?

Saiba que isso não é coincidência, por volta da 21ª semana da gestação toda a estrutura neurofisiológica auditiva da criança já está formada e ela consegue reconhece a voz dos pais.

Conversar com o bebê mesmo que ainda na barriga ajuda a família criar memória afetiva com ele, além de ajudar também no seu desenvolvimento social, emocional, nas habilidades de linguagem e memória. A conversa vai moldando sua compreensão do mundo.

Com o tempo, ele será capaz de reconhecer vozes, em especial a materna, e a reagir com movimentos e sons. Enquanto está no útero, o bebê ouvirá e sentirá as vibrações da voz da mãe sempre que falar com alguém. Eles terão aprendido a reconhecer e ser consolados ao nascerem, mesmo que a mãe não fale diretamente com eles.

O papai precisa se esforçar um pouco mais para ser ouvido, mas se ele falar pertinho da barriga, isso pode ajudar o bebê a reconhecer a voz dele também. E embora o bebê ainda não entenda o que está sendo dito, é bom saber que no terceiro trimestre, pelo menos, ele está ouvindo e já conhecendo um pouco da família.

Conversar com o bebê e ir explicando para ele cada etapa da rotina traz tranquilidade para ele possa se preparar para os cada acontecimento que virá: banho, troca de fralda, refeição, passeio entre outros.

O útero é um lugar escuro e quentinho, onde o bebê se sente calmo, seguro e protegido. Quando ele nasce, tudo muda. “Com o parto, a criança passa por um período de adaptação ao toque, aos sons e às luzes. É muita coisa de uma vez só”, explica o professor de neurologia da Universidade de Brasília e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, Carlos Nogueira Aucelio.

Se a mãe começar a conversar bastante com a criança e, mais do que isso, colocar sempre algum tipo de música para o bebê, isso ajudará nessa adaptação. “O som que o recém-nascido ouvia na barriga gera uma lembrança da época em que ele estava seguro no útero”, afirma o professor.

O que dizer ao bebê durante a gravidez?

Muitas mulheres não sabem o que dizer na primeira vez.  Algumas dicas são: começar falando sobre como foi o seu dia, as coisas que já compraram, a cor que escolheram para o quarto ou como se sentem estando grávidas.

Também podem cantar canções ou contar histórias fantásticas, dando ênfase às onomatopeias, se estiverem presentes nessas leituras. É aconselhável compartilhar essa atividade com o pai, para que as duas vozes se misturem e o feto sinta a conexão emocional.

Por outro lado, ouvir música também pode ser uma boa opção. Nesse caso, devem escolher a melodia mais apropriada para o bebê. Essas atividades são recomendadas a partir do quinto mês de gestação, quando a audição já está bem desenvolvida.

Alimente o amor através da conversa intrauterina e, assim, comece a garantir o desenvolvimento adequado do seu bebê desde quando ele ainda está na barriga.


Fontes:

https://soumamae.com.br/a-importancia-de-conversar-com-o-bebe-durante-a-gravidez/
https://www.santacasamaringa.com.br/noticia/342/5-motivos-para-voce-manter-um-dialogo-com-seu-bebe-na-barriga

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, bebês, família, gestação, rotina, mães, conversar na gestação, conversa, pai e mãe

Compartilhe: