Intolerância à lactose na infância e agora?

O leite é o primeiro alimento do bebê quando ele nasce, e continua sendo o principal até quase um ano, mas infelizmente algumas crianças apresentam reações depois que mamam ou tomam um copo leite, e isso pode ser intolerância a lactose.

Isso acontece quando a pessoa tem dificuldade para digerir a lactose, que é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros alimentos lácteos.

O corpo humano produz lactase uma enzima natural que decompõe a lactose dos alimentos, e algumas crianças e também adultos não produz lactase suficiente, com isso aparecem sintomas como náuseas, cólicas, diarreia e inchaço.

A intolerância pode ser defina em 3 tipos diferentes:

Primária: quando o corpo diminui a produção da enzima lactase, sem motivos aparentes. Isso pode acontecer ao longo da vida.

Secundária: quando o corpo diminui a produção de lactase após uma lesão, cirurgia ou doença.

Congênita ou desenvolvimental: o tipo mais raro. É um problema genético, em que os pais transmitem o gene causador.

Geralmente, os sintomas começam entre 30 minutos e 2 horas após a ingestão de alimentos ou bebidas contendo lactose, e eles variam em cada bebê como:

-Dor de estômago ou náusea-Cólicas
-Inchaço
-Dor de barriga (abdominal)
-Gases
-Fezes líquidas ou diarreia
-Vômitos
-Ganho de peso insatisfatório
-Assaduras

Após o diagnóstico feito por um especialista, as mamães e os papais deverão começar tomar alguns cuidados com a alimentação do pequenino dependendo do tipo de intolerância que ele tiver e é importante seguir sempre a orientação médica, pois além de substituir os produtos lácteos, é preciso investir em alimentos que vão garantir os nutrientes necessários na dieta da criança. Alguns exemplos são:

-Suco fortificado com cálcio ou leite de soja
-Vegetais verdes-escuros e folhosos, como brócolis, couve e folhas de nabo
-Feijões
-Salmão
-Amêndoas
-Soja
-Frutas secas
-Tofu.

O leite também deverá ser substituído, por isso, é bom escolher leites com baixo teor de lactose ou sem lactose, usar leites vegetais fortificados com cálcio, como o leite de soja, de arroz, de aveia ou de amêndoas, por exemplo, e oferecer sucos fortificados com cálcio.

Para ajudar as mamães que recém descobriram que o pequenino tem intolerância a lactose separamos uma receitinha de como fazer leite vegetal

LEITE DE AVEIA 

INGREDIENTES
-Aveia
-Água para deixar de molho mais 3 copos para o leite

MODO DE PREPARO
-Misture a água à aveia e deixe de molho por 10 horas.
-Em seguida, coe e descarte a água que restou.
-Bata o conteúdo da peneira no liquidificador com 3 copos de água.
-Coe novamente e guarde a parte líquida.

Referências: 

https://www.tudogostoso.com.br/receita/185176-4-leites-vegetais.html
https://www.tudogostoso.com.br/receita/185176-4-leites-vegetais.html

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, bebês, amamentação, intolerância a lactose, cuidados, infância

Compartilhe: