Naninhas: conheça os benefícios!

Naninhas: conheça os benefícios!

As famosas naninhas, sucesso entre os bebês, na verdade se chama “objeto de transição”. Eles podem ser fraldinhas, bichinhos, cobertinhas, chupetas, etc.

                                         

Mas por que “objetos de transição”?

Os objetos de transição são chamados assim porque ajudam o bebê a passar pela fase em que percebe que não é uma parte do corpo da mãe, e que pode se afastar dela por alguns períodos, e, por isso, acaba buscando em um objeto para essa fase de transição o apoio de que precisa, especialmente na hora de dormir.

A naninha diminui a ansiedade do bebê nos momentos de separação da mãe, além de marcar uma fase importante do desenvolvimento psíquico. Através da interação com o meio e com o objeto de transição, o bebê passa a desenvolver criatividade, imaginação, cognição e afetividade.

Elas podem ser úteis para as crianças durante algumas das transições mais importantes da primeira infância.

O desmame do leite materno, por exemplo, pode ser difícil para muitos bebês e crianças pequenas, e muitas crianças adotam um objeto transicional durante esse período para facilitar a transição.

Dormir sozinha em um berço, em uma cama nova para bebês ou mesmo em uma nova casa pode ser um desafio para crianças pequenas, e um objeto especial pode ajudá-las a se acalmar e fazer essa mudança com mais facilidade.

Outros eventos da vida, como entrar na escolinha, receber um novo irmão em casa ou lidar com a perda de um animal de estimação ou avô, podem ser facilitados com o uso de um objeto transicional. Esses objetos ajudam as crianças a regular suas emoções por conta própria.

Uma naninha usada com frequência torna-se um objeto familiar. É um lembrete portátil do conforto e da segurança da mãe, do pai e do lugar onde vivem. Além de acalmar, a escolha de um item pela criança ajuda a ganhar confiança para enfrentar outros obstáculos da vida, incluindo a hora de dormir sozinho, o primeiro dia na escola e etc.

                                                  

Mas atenção!

Procure objetos que sejam pouco volumosos e que não tenham partes que possam se soltar e acabar na boca do bebê, como botões, por exemplo. Evite também que seja cobertores grandes e pesados, pois tem o risco de sufocamento. Prefira um bichinho ou bonequinho que a criança consiga carregar.

Também é melhor colocar a naninha mais perto da barriga ou dos pés do bebê do que da cabeça, enquanto ele estiver no berço, especialmente quando o bebê ainda for bem pequeno.

______________________________________

Fontes:

www.bloggraodegente.com.br 

www.petitpapillon.com.br

www.pipirica.com.br 

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, bebês, Fazer o bebê dormir, recém nascido, Relaxar bebês, desfralde, adaptar a rotina, sono, saúde do bebê, rotina, naninha, pulúcia, bichinho de pelúcia, objeto de transição

Compartilhe: