Nutrição gestacional: importância do cuidado com a alimentação

A gestação é um momento mágico, porém, preocupante para muitas mães. Afinal, a maioria das gestantes tem dúvidas quanto ao cuidado nutricional durante a gravidez.

O Ministério da Saúde orienta para que já na primeira consulta do pré-natal seja aferido o peso, a estatura e que seja feito o cálculo do índice de massa corporal (IMC) por semana gestacional. A partir de então é possível avaliar o estado nutricional atual e definir as estratégias do acompanhamento nutricional durante a gestação.

Afinal, o que não pode faltar no prato?

A orientação é para que a gestante tenha uma dieta saudável com uma alimentação variada, colorida, harmoniosa e segura, baseada em alimentos in natura priorizando o consumo de frutas e verduras, cereais integrais, carnes brancas como peixes e frango sem pele, carnes vermelhas magras, porém algumas adaptações são necessárias visando garantir o suprimento de macro e micronutrientes tanto para a mãe como para o feto.

A frequência das refeições

É indispensável que se coma ao menos quatro porções diárias desse grupo de alimentos, de preferência crus e, sempre que possível, com casca. Salmão, bacalhau, truta, camarão, mexilhões, ostras – conhecidos como pescados – são uma saborosa e saudável opção ao tradicional franguinho grelhado, especialmente no verão quando compõem pratos leves e saudáveis.

Como deve ser o ganho de peso?

O ganho de peso total durante é de modo geral uma grande preocupação tanto das gestantes quanto dos profissionais de saúde que as acompanham, mas o ganho de peso é esperado e faz parte do processo fisiológico da gestação.

Conforme orientações do Institute of Medicine (IOM-2009) existe uma faixa de ganho de peso recomendada por trimestre. Esse valor é determinado de acordo com a situação nutricional inicial da gestante.

As que têm baixo peso devem ganhar 2,3 kg no primeiro trimestre e 0,5 kg por semana no segundo e terceiro trimestres. As gestantes de peso adequado, com IMC entre 18,5 e 24,9, devem ganhar 1,6 kg no primeiro trimestre e 0,4 kg por semana nos segundo e terceiro trimestres.

Já as grávidas com sobrepeso devem ganhar até 0,9 kg no primeiro trimestre. As gestantes obesas não necessitam ganhar peso no primeiro trimestre. Já no segundo e terceiro trimestres, as gestantes com sobrepeso e obesas devem ganhar até 0,3 kg por semana e 0,2 kg por semana, respectivamente.

Fontes:

Nutrição na Gestação - Acompanhamento Nutricional 

A importância do cuidado nutricional durante a gravidez

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, bebês, família, gravidez, gestação, alimentação, alimentação saudável, saúde da criança

Compartilhe: