Tem um bebê chegando: Como preparar o irmão mais velho

A chegada de um novo membro na família é recebida com muita alegria. No entanto, nem todos tem essa mesma percepção, principalmente quando se trata da chegada do irmão mais novo!

Geralmente, os pais são aconselhados a esperar até o fim do primeiro trimestre para calmamente falar sobre a nova gravidez com o irmão mais velho. As crianças, no geral, são sempre muito intuitivas e sensíveis às mudanças e ao mundo que as rodeia, então se esconder a gravidez durante muito tempo, ele pode ouvir uma conversa ou vai ver um gesto que denunciará a situação e pode se sentir isolado e fora da felicidade dos seus pais.

O importante é falar sem muito rodeio, com a seriedade necessária, mas tenha especial atenção para não assustar o seu filho. Basta dizer que está feliz por lhe dar um irmãozinho ou irmãzinha, alguém com quem vai poder brincar.

É possível que ele leve a notícia com indiferença, e se isso acontecer é melhor deixá-lo digerir durante o tempo que for preciso, sem incomodá-lo com perguntas. Mais tarde ou mais cedo ele vai expressar os seus sentimentos. Por outro lado, quando ele responde imediatamente com alegria, com um pouco de raiva ou preocupação, ouça-o com atenção e assegure-lhe que os pais o amam incondicionalmente e que será sempre assim.

A ideia de um bebê estar crescendo dentro da barriga é difícil para uma criança compreender. Para tranquilizá-lo é preciso desmistificar o que está acontecendo. Mostre o álbum de fotografias da primeira gravidez, da barriga crescendo ao longo dos meses e dos primeiros dias de vida dele até chegar às fotos mais recentes. Esta abordagem certamente irá chamar a atenção. Pode também deixá-lo sentir o bebê mexendo na sua barriga, o que ajudará o filho mais velho a estar mais envolvido e mais preparado para o seu novo papel. Deverá também envolvê-lo nos preparativos para o nascimento do irmão, permitir que ele escolha uma peça de roupa, a cor do quarto, ajudar na escolha do nome, etc.

Mas certifique-se de que não exagera: prepará-lo para o nascimento do bebê não significa perturbá-lo com o assunto. Estar disponível para responder às suas questões é sempre a melhor ideia do que levantar dúvidas ou dar respostas que ele não pediu. Mais uma vez, ao longo desta longa fase, lembre-se de tranquilizar o seu filho mais velho de quanto a mamãe e o papai gostam dele!

Depois da chegada do irmão mais novo

Tenha atenção com o mais velho durante as visitas ao recém-nascido. Reserve um tempo para as atividades com ele, ainda que seja algo simples, insira a criança mais velha também na rotina da mais nova, mas de forma natural, sem forçar.

Seja tolerante com as reações negativas e até mesmo certas regressão da criança mais velha, entenda que é apenas uma fase e vai passar! Por mais difícil que a adaptação possa parecer, ela só vai necessitar de muita paciência e compreensão.

Essas reações são naturais, fazem parte do crescimento e desenvolvimento psicológico da criança. Tente levar a fase da chegada do irmão de forma leve e certamente as ansiedades e dificuldades serão muito menores!

Fontes:

http://CHEGADA DO IRMÃO: COMO TORNAR ESSA EXPERIÊNCIA MAIS TRANQUILA? COMO AJUDAR O FILHO? - Instituto Nascer
http://São Paulo para crianças - Como preparar o irmão mais velho para a chegada do bebê (saopauloparacriancas.com.br)

Tags: Tutti Baby, cuidar é a nossa alegria, crianças, bebê, maternidade, desenvolvimento infantil, bebês, família, gravidez, gestação, mães, rotina, recém nascido, adaptar a rotina

Compartilhe: